ATUAÇÃO
Assessments
Uma visão de mundo ou cosmovisão é um constructo de pressupostos cognitivos que filtram todas as nossas experiências. Engloba crenças, valores e atitudes que são de ordem existencial, desaprovativa e avaliativa em relação a natureza do universo, a natureza da humanidade, o lugar de cada um no universo e como alguém deve viver sua vida.
Podemos também dizer que as cosmovisões são as grandes histórias por meio das quais os humanos dão sentido e dão forma a sua experiência no mundo. Para entender sua complexidade podemos compará-lo a outro complexo constructo psicológico que é mais conhecido: a personalidade. A personalidade é um vasto campo de estudo da psicologia que conta com muitas ferramentas de assessment e, embora a personalidade seja um conceito vasto que envolve comportamentos, preferências e aptidões do indivíduo, há uma boa aceitação dos testes por pesquisadores e pelo público em geral. No entanto, a personalidade é um construto tão grande que é difícil e talvez até mesmo impossível usar uma ferramenta que avalie todas as características conhecidas que constituem a personalidade de alguém.
Da mesma forma, os assessments das visões de mundo normalmente se concentram em algumas dimensões que são teorizadas como mais fundamentais ou influentes na formação deste construto. Para a elaboração do WORLDVIEW da People F1rst DPO nós estudamos os teóricos e pesquisadores que se preocupavam em aplicar a compreensão da cosmovisão em relação à cultura organizacional e seus efeitos sobre a saúde mental.
Fazer o assessment WOLRDVIEW é um exercício de profunda reflexão que já se inicia nas respostas ao questionário e continua com a leitura do relatório e análise do gráfico que cada respondente recebe. Além disto, acreditamos que o assessment desencadeia um processo que convida o participante a desenvolver novas formas de pensar, a ampliar suas perspectivas e a aprofundar-se no autoconhecimento.
Com esta ferramenta podemos ajudar as pessoas a compreenderem suas visões de mundo e as organizações a entenderem seu arcabouço multicultural. Com o WORLDVIEW conseguimos associar elementos que colaboram com as ações ligadas à saúde mental, desenvolvimento de lideranças, projetos de cultura organizacional e diversidade e inclusão.
O MBTI® Myers-Briggs Type Indicator é um instrumento de assessment que tem sido largamente utilizado por empresas e por institutos de desenvolvimento humano há mais de 80 anos em todo o mundo. Ao facilitar o entendimento do indivíduo, indica formas de aproveitar e potencializar suas competências nos diversos segmentos de uma Organização ou situação na vida pessoal. O MBTI® é um indicador de preferências pessoais e identifica os tipos psicológicos com base nos estudos de Carl Gustav Jung.