Pular para o conteúdo

People F1rst

O sapo, o escorpião e a liberdade de escolha

Partirei do princípio que você, leitor, conhece a fábula[1] sobre o escorpião que convence um hesitante sapo a atravessá-lo para a outra margem de um rio. O temor do sapo da fábula é ser picado pelo peçonhento companheiro de viagem, mas o escorpião argumenta que não faria sentido ferroar seu carregador, pois, se o fizesse, ambos se afogariam. A dupla começa então a fazer a travessia e, segundo esta narrativa ficcional, o escorpião acaba cravando seu ferrão no sapo e ambos vão parar nas profundezas do rio.

As fábulas têm um indiscutível poder de influência na comunicação humana. Parece mais fácil acessar em nossa memória as historinhas de animais que vivenciam dilemas humanos, por mais bizarras que possam parecer, do que elaborar argumentos amplos com base em ideias e conceitos complexos. Acho muito válido o uso de parábolas, fábulas, analogias, metáforas etc., mas quando vejo a tendência maniqueísta daquilo que se chama “moral da história”, fico pensando se não estão limitando a riqueza das possibilidades de interpretação.

No exemplo em questão, a maior parte das opiniões tende a ficar circunscrita a uma visão do escorpião como traidor e do sapo como vítima ingênua. Li conclusões e comentários do tipo: “não se pode confiar em ninguém”, ” escolha bem seus amigos”, “eu já tive um escorpião na minha vida”, “pau que nasce torto morre torto”, “aqui se faz aqui se paga” e por aí vai. Há aqueles que tentam pensar “fora da caixa”, mas acabam sendo atraídos pelas teorias da conspiração, dizendo que o sapo comeu o escorpião e depois espalhou uma versão diferente da história. .

Pois bem, eu gostaria de propor uma reflexão diferente, mantendo como protagonistas estas mesmas duas criaturas que estão aqui representando questões humanas nada simplistas. Eu, particularmente, acho que se o sapo assumiu riscos ao decidir levar o escorpião, ele deveria estar disposto a conviver com as consequências da sua decisão. Ele teve tempo para analisar os prós e contras, optando livremente por dar a carona. Apesar da morte ter lhe sido imposta pela ação do outro, ele se colocou na posição de vivenciar tal experiência por livre e espontânea vontade. Já o escorpião, por sua vez, revela um processo semelhante, porém mais complexo. Quando valida seus atos através da fala “é minha natureza, não posso fugir dela”, ele me parece querer isentar-se da responsabilidade de ter feito sua escolha. Justifica a sua ação atribuindo poder a algo que é parte dele, mas sobre o qual alega não ter controle. A verdade é que no meio do trajeto ele se sente impulsionado a fazer o que quer e não o que deve, mas como não está preparado para viver com o peso das consequências, atribui a culpa a uma força superior.

Eis então que surgem as limitações deste tipo de analogia. Animais e coisas já nascem com uma essência, portanto o escorpião pode alegar a influência da sua natureza[2]. O ser humano não. Segundo Sartre[3] a existência do ser humano precede a sua essência, ou seja, vamos construindo quem somos à medida que existimos. Dizer que temos uma essência seria o mesmo que dizer que todos os homens e mulheres agirão de forma idêntica quando diante das mesmas situações. Sabemos que não é assim, mas não quero me aprofundar neste aspecto.

É em outra frase de Sartre que ao meu ver está o verdadeiro dilema desta fábula. Quando ele diz que o “homem está condenado a ser livre” enfatiza o peso que esta liberdade traz, porque sabe que cada escolha envolve consequências previstas e imprevistas. Mesmo em situações extremas, quando submetidos a uma autoridade ou privação, a liberdade de escolher será sempre algo que não posso declinar. Paradoxalmente, isto quer dizer que sou livre para escolher tudo, menos de deixar de ser livre. O verdadeiro desafio está em ter que conviver com o resultado do caminho que escolhi e do que deixei para trás. Viktor Frankl propôs a construção de uma estátua da Responsabilidade na costa oeste dos Estados Unidos, para complementar a estátua da Liberdade na costa leste[4] para que nos lembrássemos que uma coisa não vem sem a outra.

Boa parte das pessoas que me procuram para melhorar a competência em Tomar Decisões[5] fica bem animada no início do processo quando os exercícios tratam sobre decidir qual a melhor rota para se ir ao trabalho, a venda de um produto ou a priorização de tarefas ou projetos. Agora, quando aprofundamos um pouco, e chega o momento de encarar situações mais intricadas, nas quais uma escolha conflita com os próprios valores ou desvela características até então desconhecidas sobre si mesmos, muitos destes clientes se sentem paralisados como se estivessem diante de uma barreira intransponível. Aprender a lidar com as incertezas e assumir inteiramente a responsabilidade por todas as suas ações é a parte mais enriquecedora do processo porque não desvia o olhar dos conflitos internos.

Eu costumo dizer que o sucesso de uma tomada de decisão está muito mais na forma com a qual se lida com as consequências do que na análise de cenários que se faz a priori. O escorpião poderia gastar o tempo que fosse analisando as alternativas e ainda assim escolherpicar o sapo. O resultado fatal proveniente da sua decisão não é o que define o suposto fracasso. É a atitude de não se reconhecer na escolha, de não assumir a responsabilidade pela opção feita que o coloca neste papel patético. Caso o escorpião fosse uma pessoa, poderíamos ficar imaginando como ele vivia antes deste evento. Se ele tivesse tido atitudes diferentes ao longo da sua vida, investindo em autoconhecimento, assumindo a responsabilidade pelos seus atos e extraindo aprendizado dos resultados, talvez o final da história com o sapo fosse outro. Mas ele é apenas um animal que conseguiu escapar de seus instintos.

——————————————————————————————————-

[1] Caso algum leitor conheça o autor da fábula, peço que gentilmente me informe. Gostaria de atribuir os devidos créditos, mas tudo que pude apurar é que a mais antiga aparição do texto foi em 1944 no livro “The Hunter of the Pamirs” de Georgi Tushkan. Em 1955 a fábula ganha fama com o solilóquio de Orson Welles no filme “Mr. Arkadin”.

[2] Os biólogos dizem que os escorpiões atacam apenas quando se sentem ameaçados, portanto nem mesmo o nosso querido invertebrado artrópode poderia usar este argumento.  

[3] Jean-Paul Sartre (1905-1980) foi um filósofo, dramaturgo e escritor francês, um dos principais representantes do existencialismo.

[4] “Em busca de sentido”- Editora Vozes edição 42ª de 2017 – autoria de Viktor E. Frankl (1905-1997), psiquiatra austríaco criador da Logoterapia.

[5] O processo de coaching é o mais utilizado para desenvolvimento de competências. Na metodologia da People First DPO o protocolo cognitivo-comportamental é enriquecido com reflexões de base fenomenológico-existencial, antroposóficas e analíticas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale Conosco Agora!